Além do kitesurf, existem vários outros esportes que fazem uso de pipas, ou como muitos preferem chamar, kites, para prática.
Venho salientar alguns:
Kitebuggy: O KITEBUGGY é um esporte radical e relativamente novo, como o KITESURF (esporte que usa uma prancha e uma pipa ou vela, indicado para os dias de vento).
Para a prática do KITEBUGGY, são necessários uma Pipa ( kite ) de tração ou força de 2 ou 4 linhas, com uma vela que varia de tamanho dependendo da velocidade do vento na região em que o esporte for praticado, de um Buggy triciclo, que é dirigido com os pés, um capacete para a proteção da cabeça, joelheiras e cotoveleiras, pois é um esporte onde a velocidade do Buggy atinge velocidades acima de 80 Km por hora, mais tudo depende de condições de vento, tamanho do kite e treino. Qualquer prática de esporte radical exige cuidados.
O Kitebuggy é praticado nas praias do mundo inteiro e, aqui no Brasil, está em franco desenvolvimento. Centenas de pessoas que gostam de esportes radicais já o praticaram, e com certeza muitas pessoas que possuem receio em praticar esportes aquáticos estão optando em praticar o kitebuggy devido não ter a necessidade de estarem dentro d’água.
Kite Mountaiboard: O Mountaiboard assim como o KITESURF (esporte que usa uma prancha e uma pipa ou vela) acaba tornando-se uma opção para os praticantes de kitesurf. O kite moutainboard faz uso de um tipo de skate com rodas e pneus inflados permitindo ser usado em qualquer terreno, sendo assim, caso os praticantes de kitesurf cheguem ao local onde estão acostumados a praticarem e não tenha condição da prática do kite na água eles podem usar este tipo de skate e realizarem exercícios similares aos do kitesurf, porém em terra.
Este skate é tracionado a beira mar e de preferência em areia batida. Muitos dos praticantes de kitesurf fazem uso de suas velas de kites ou mesmo de velas de kitelandboarding para prática do kite moutainboard quando as condições de velejo entram-se da seguinte maneira (maral ou terral). A força de tração das pipas é tão forte, que dependendo a intensidade do vento, é capaz de arrastar uma pessoal pesando 90 kg com uma vela medindo 2 metros quadrados. A tração e o controle das nasa wings são fabulosos, assim como os das foils, porém as nasas são 100% tração.
Muitas pessoas olham vídeos no youtube com os praticantes dando saltos gigantes, só que se esquecem que antes de chegarem a este patamar houve todo um preparo do Esportista, onde ele evoluiu com velas menores, até chegar aquele patamar.
Aprender kite não é muito simples. É muito importante ter orientação de um instrutor experiente, principalmente na prática de kitesurf, pois o esporte envolve riscos altos, dada a potência da pipa. O ideal é uma praia ampla e vazia, vento moderado e nada de ondas ou obstáculos para o começo. Muito importante, de nada adianta ter os melhores equipamentos, tanto de proteção quando para realizar os vôos, o que importa mesmo é a habilidade do praticante assim com o a utilização de seu maior equipamento de segurança, o Bom Censo.